
Descubra o Uzbequistão I
Itinerário
Del dia 1 al dia 2
PORTUGAL - MADRID - URGENCHT - KHIVA
Chegada ao aeroporto para apanhar o voo para o UZBEQUISTÃO via MADRID com destino final a URGENCH. Pernoita a bordo.
Chegada ao aeroporto internacional de Urgench. Desembaraço aduaneiro e encontro com a equipa uzbeque no exterior do aeroporto. Transfer para o hotel em Khiva e pequeno-almoço (deixamos a bagagem, o check-in será à tarde). Visita a uma das cidades mais impressionantes do percurso, que parece ter sido retirada de um verdadeiro conto das mil e uma noites. Khiva, uma cidade oásis perdida no deserto de Qizil-Kum. Começaremos as nossas visitas pelo Complexo Arquitetónico Ichan-Kala, o primeiro monumento declarado Património da Humanidade pela UNESCO na Ásia Central, o Minarete Kalta Minor, a Madrasa Mokhamed Amin Khan (hoje convertida em hotel), a Madrasa Mohamed Rakhim-Khan, a Mesquita Juma com as suas famosas colunas, o Minarete Islom Khodja (visita exterior)... Almoço. De tarde, continuaremos a visitar esta joia uzbeque com o Castelo de Kunya Ark com o seu Bastião Oq Sheykh Bobo e a Madrasa Rakhim-Khan. Resto da tarde livre para desfrutar do ambiente da cidade. Jantar e dormida.
Dia 3
KHIVA - BUKHARA
Pequeno-almoço. Parte da manhã será passada a visitar as últimas maravilhas da cidade como o Mausoléu de Pakhlavan Makhmud - uma das melhores obras da arquitetura Khorezm dos séculos XVIII e XIX e finalmente o Complexo Arquitetónico Tash Hovli, harém e segundo palácio em Khiva (com entrada paga) e o Allakuli Khan Madrasa e Caravan-Saray - dentro dos "Palácios das lojas". Partida para a espetacular cidade de Bukhara através de um deserto arenoso e rochoso entre os rios Amu Darya e Syr Darya, no território do Uzbequistão, Cazaquistão e Turquemenistão e limitado a noroeste pelo Mar de Aral, a leste pelos contrafortes do Tien Shan e Pamir-Alai, a sudoeste pelo Amu Darya ocupando uma área de cerca de 300 mil km². Almoço cedo. Chegada a Bukhara, o pilar sagrado da Ásia, a cidade lendária da Grande Rota da Seda e a única cidade da Ásia Central com quase 2000 monumentos do Património Mundial da UNESCO. Jantar e pernoita.
Dia 4
BUKHARA
Pequeno-almoço. Hoje faremos uma visita completa a Bukhara, uma das cidades mais antigas da Ásia Central, uma autêntica reserva arquitetónica, histórica e cultural que preservou monumentos únicos de todos os períodos históricos, do século IX ao século XIX. Na Idade Média, a cidade era o centro da cultura, da ciência e da teologia muçulmanas no Médio Oriente. Bukhara é a única cidade da Ásia Central cuja história islâmica primitiva e anterior foi descrita em pormenor na famosa obra do historiador Narshakhi, que viveu no século X. Veremos uma parte importante do seu património, como os conhecidos Três Mercados: Toki, um complexo de cúpulas do século XVI conhecidas como a Primeira (Toki-Sarrafon), Segunda (Toki-Telpakfurushon) e Terceira Cúpulas (Toki-Zargaron). Trata-se de recintos abobadados aos quais foram anexadas numerosas galerias de comércio e oficinas de artesãos. Veremos também a Madrasa de Ulugbek (século XV, visita exterior), a Madrasa de Abdulaziz-Khan (século XVII, visita exterior) e o Complexo Arquitetónico de Poi-Kalon, onde se encontra o Minarete de Kalon, que retrata a história de Bukhara dos séculos XI-XII. A Mesquita de Poi Kalon (século XII) é uma das maiores mesquitas da Ásia Central e de Bukhara. A Cidadela da Arca (séculos V a XIX) ergue-se quase 20 metros acima da área circundante e ocupa uma área de aproximadamente quatro hectares. É também o monumento mais antigo de Bukhara. Almoço. De tarde, visita ao Mausoléu de SAMANID e à Fonte Sagrada Chasmai Ayub (séc. XIV), também conhecida como "a fonte de Job". Local sagrado que se crê ter sido visitado pelo Profeta Job, visitaremos também a Mesquita Bolo-Hauz (século XVIII, visita exterior). A mesquita de inverno e o lago foram construídos em 1712 como a mesquita principal de Bukhara. Pernoita.
Dia 5
BUKHARA - SAMARKAND
Pequeno-almoço. Hoje continuamos a desfrutar e a descobrir os maravilhosos complexos arquitectónicos desta cidade. Começamos pelo Complexo Arquitetónico de Lyabi Hauz (séc. XVI-XVII), o coração da cidade, que inclui a Madrasa de Kukeldash (séc. XVI, visita exterior) e a Madrasa de Nodir Devon Begi (séc. XVII), construída à volta do maior lago da cidade, chamado Divan-Begi. Visitaremos também o edifício Magoki Attory (século XII, visita exterior). Almoço e partida para a grande SAMARKANDA. Chegada, jantar e pernoita.
Dia 6
SAMARKAND
Pequeno-almoço. Partida para visitar Samarkand, uma das cidades mais antigas do mundo, fundada em meados do século VIII a.C. e durante mais de 2 milénios um ponto-chave na Grande Rota da Seda entre a China e a Europa, bem como um dos principais centros científicos do Oriente medieval. Capital do Estado Timúrida, tornou-se a primeira capital do Uzbequistão soviético em 1924. Na nossa visita, veremos alguns dos seus principais locais e zonas históricas, como a Praça Registan (séc. XV-XVII) com três grandes Madrasahs: a Madrasah Tilla-Kari (séc. XVII), a Madrasah Ulugbek (séc. XV) e a Madrasah Sher-Dor (séc. XVII). Visitaremos a Mesquita Bibi-Khanum (séc. XIV-XV), construída por ordem de Tamerlão após a sua campanha vitoriosa na Índia. Almoço. De tarde, visitaremos o famoso OBSERVATÓRIO ULUGBEK, construído no século XV, e o seu museu. Trata-se de um edifício muito especial, que demorou cerca de três anos a ser construído, entre 1426-1429. Foi construído a pedido de Ulugbek, o astrónomo e brilhante matemático de Kashan Khemshid al-Kashi (1373-1430). Alojamento.
Dia 7
SAMARKAND - TASKHENT
Pequeno-almoço. Continuamos de manhã a visitar esta grande cidade de referência na Ásia Central. Visitaremos o Complexo Arquitetónico Shakhi-Zinda (séculos IX-XV), a Mesquita Hazrat Hizr (visita exterior) e terminaremos no Mausoléu Gur-Emir (séculos XIV-XV) que significa em persa "Túmulo do Rei" e contém o túmulo de Tamerlão e da sua família. Almoço e partida para a capital do Uzbequistão, Tashkent. Chegada, jantar e pernoita.
Dia 8
TAREFA
Pequeno-almoço. Tashkent é a capital do Uzbequistão e um dos pontos importantes da Grande Rota da Seda. A cidade tem mais de 2200 anos de idade. Desde o século XI que é conhecida como Tashkent, que significa "Cidade de Pedra". É interessante pela sua combinação de arquitetura soviética e tradicional: os edifícios da era Khrushchev estão lado a lado com mesquitas medievais e arranha-céus ultra-modernos. Visitaremos a interessante cidade começando pela parte antiga de Tashkent para ver o Complexo Arquitetónico do Imã Khasti (séc. XVI-XVII), a Madrasa Barak Kan, o Mausoléu Kafal Shohi, a Mesquita Tilla Sheykh e o Museu "Alcorão de Usman", bem como o Bazar Chorsu e os seus pavilhões coloridos. Almoço. De tarde, conheceremos a parte moderna de Tashkent com a Praça Amir Temur - com a estátua de um dos fundadores do Estado uzbeque, Tamerlan -, a Praça da Ópera e do Ballet com o nome de Alisher Navoi - poeta que para os povos da Ásia Central é considerado como Miguel de Cervantes da literatura hispânica -, o Palácio Romanov (visita exterior) construído em 1891 e, finalmente, a Praça da Independência, anteriormente com o nome de Lenine. Depois de o Uzbequistão ter declarado a sua independência em setembro de 1991, passou a chamar-se "Praça da Independência". Alojamento.
Dia 9
TASKHENT - ESPANHA
Pequeno-almoço e transfer para o aeroporto para apanhar o voo para Madrid. Chegada e fim dos nossos serviços
Imagens da viagem
Datas de partida
Lisboa
03/09/25, 01/10/25
Porto
03/09/25, 01/10/25